segunda-feira, junho 30, 2008


A bolha

Ficha Técnica
Título original: Há-Buah / The Bubble
Ano: 2006
Pais: França/Israel
Duração: 117 min
Gênero: Drama
Direção: Eytan Fox
Roteiro: Eytan Fox e Gal Uchovsky
Elenco: Ohad Knoller (as Noam), Yousef 'Joe' Sweid (as Ashraf), Daniela Wircer (as Lulu), Alon Friedmann (as Yali), Zion Baruch - Shaul (Lulu’s Admirer), Zohar Liba - Golan (Yali’s Admirer), Oded Leopold - Sharon (Time Out Editor), Ruba Blal - Rana (Ashraf’s Sister), Shredy Jabarin - Jihad (Rana’s Fiance), Lior Ashkenazi - Actor in "Bent", Yossi Marshak - Actor in "Bent"


Comentário:

Já havia assistido antes um outro longa dirigido pelo diretor Eytan Fox, que tratava de relações complicadas entre gays em um país altamente intolerante se chama, “YOSSI & JAGGER - DELICADA RELAÇÃO”, o qual já falei dele pra vocês aqui em nossa coluna.
Agora Eytan volta ao mesmo tema com esse filme tocante e cruelmente verdadeiro, “Bubble - A Bolha”, aqui ele retrata um casal, dois rapazes, um palestino “Ashraf”, o outro israelita “Noam” que vivem uma historia gay bem “Shakespeareana”. Um é morador de Tel Aviv e o outro, palestino está ilegalmente na cidade israelita. Os dois se conhecem num bloqueio entre as cidades e depois disso se apaixonam quase que instantaneamente, mas o que se segue choca-se em barreiras como a distância geográfica, os conflitos políticos e religiosos, a pressão familiar e as rígidas regras da sociedade. Ver como ambos vão tentar superar tais barreiras ou até ceder a pressão delas é o ponto forte do filme.
Aqui sim, existe uma luta violenta que é travada dia após dia para que um amor entre iguais se prevaleça. Uma das barreiras à intolerância é mostrada no momento antes do casamento da irmã de Ashraf, quando o mesmo resolve contar por quem está apaixonado e a irmã ao saber que é um outro rapaz e ainda mais israelita, demonstra desprezo e até nojo pelo próprio irmão ao qual tinha tanto carinho.
Vou ser sincero pra vocês, como disse em um dos parágrafos acima, fazendo comparação a obra de Shakespere, acabamos sendo bombardeados, que me perdoem a expressão, pela intolerância que aqui começa a desencadear conflitos. E a mal fadada guerra religiosa pregada por radicais numa terra onde no mínimo deveria ser “santa” só faz com que tudo venha a desmoronar de forma mais trágica na vida dos rapazes.
Vivemos em um país entulhado de problemas, onde homofobia existe, porém é um país que, em comparação a muitos outros, é de um respeito formidável as diversidades. Eu me dou ao luxo de ser gay com essa liberdade de expressão, de ter uma família respeitável, um grupo de amigos verdadeiros e uma vida profissional e social sem exclusões. Ontem estive na parada gay de Fortaleza na Beira Mar (29.06.2008) e sentimos isso na pele quando vemos não só homossexuais mais famílias, muitas famílias com crianças e “jovens da terceira idade” dando uma aula de respeito e apoio à vida e ao amor. Vamos ensinar e demonstrar coisas boas, quem sabe nossos gritos e atos de igualdade, liberdade, paz e amor não acabem chegando aos ouvidos intolerantes do outro lado do mundo e façam com que outros Ashraf’s e Noam’s possam ter, não um fim, mais um duradouro amor feliz. Fuiii...

FOTOS



TRAILER

Texto: Edmar Azevedo
Revisão: Djavan Pereira
"CRITICAS E COMENTARIOS - MSN: RRAMDE@HOTMAIL.COM"

Nenhum comentário: