sábado, outubro 22, 2011

O XADREZ E O CINEMA


Um jogo que me fascina pela inteligência é o Xadrez, e o cinema procurou mostrar de forma elegante e até divertida esse jogo singular. Adoro xadrez, gosto de jogar, só não tenho muita técnica e paciência, pois, jogos nunca foram o meu ponto forte. Mas vê-los no cinema é bastante interessante. Alguns filmes que mencionam o xadrez eu identifiquei abaixo, agora é só conferir.


O sétimo Selo "The Seventh Seal" (1957)
Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia medieval. 

Fresh
Desiludido pelas dificuldades da vida, Michael (Sean Nelson), um garoto negro de 12 anos, inteligente, apelidado de Fresh, trafica drogas, por intermédio do traficante Esteban (Giancarlo Esposito), para sobreviver e ajudar a família. Lutando da única maneira que sabe fazer, Fresh desafia as desigualdades indo adiante em crimes locais e num perigoso jogo de sobrevivência! Esporadicamente Fresh se encontra com o pai Sam (Samuel L. Jackson), que se tornou mendigo. Sam ensina o filho a jogar xadrez e mais, a encarar a vida como um tabuleiro, no qual as peças devem ser movimentadas após muito raciocínio. Ao longo da história, Fresh, que não usa drogas, tenta salvar sua irmã Nichole (N’Bushe Wright), dependente química que namora um traficante poderoso. Como num jogo, ele esquematiza seu golpe de mestre e com um xeque mate consegue se vingar. Com uma extraordinária performance de Samuel L. Jackson (Pulp Fiction) e dirigido por Boaz Yakin (Duelo de Titãs), o filme é eletrizante, é pura emoção para o seu entretenimento.

Febre do xadrez (Shakhmatnaya goryachka / Chess Fever, 1925)
O filme é sobre um homem fanático por xadrez e sobre sua namorada, que odeia este esporte. Como ele se atrasa para um encontro, ela sai a vagar pela cidade numa noite fria de inverno e encontra um homem que lhe sorri, e ela se apaixona... mas o homem é também um enxadrista, o cubano Capablanca.





O Último Lance
Alexander Luzhin (John Turturro), um talentoso jogador russo de xadrez, viaja até a região de Como, Norte da Itália, para participar de um importante torneio mundial. No trem, a caminho da cidade, ele se apaixona perdidamente por uma bela aristocrata chamada Natalia (Emily Watson). A mãe da garota (Geraldine James), no entanto, quer ver a filha bem estabelecida financeiramente, de preferência casada com o rico Conde Stassard (Christopher Thompson). O romance acaba por gerar uma série de conflitos, ao mesmo tempo em que Luzhin se prepara para a maior partida de sua vida. É quando o jogador se vê num grande dilema: concentrar-se no campeonato e realizar um antigo sonho, ou jogar tudo para o alto em nome do amor. Baseado num romance de Vladimir Nabokov, mesmo autor do clássico "Lolita". A direção é de Marleen Gorris, do oscarizado "A Excêntrica Família de Antonia".

Lances Inocentes
Menino de 07 anos apresenta talento extraordinário para o xadrez. Seu pai, um cronista esportivo, começa a inscrevê-lo em torneios, nos quais é tido como uma revelação. A busca pelo sucesso ameaça tornar-se obsessiva, mas pai e filho têm uma rara oportunidade de reavaliar sua relação.

Face a Face com o Inimigo
Mestre de xadrez disputa torneio em ilha da Nova Inglaterra. Ao seu redor começam a acontecer assassinatos de mulheres e ele é considerado o principal suspeito. A polícia pede ajuda a uma psicóloga que se apaixona pelo enxadrista mesmo tendo sérias dúvidas quanto à sua inocência.

Uma aventura no reino do xadrez
A história começa na casa do protagonista do filme, Cauê, um garoto de 9 anos que espera o pai, Roberto, para levá-lo à um passeio na Biblioteca Pública. Dentro da biblioteca, descobrem a sala de xadrez, de onde partem para suas aventuras. Primeiro transformam-se em desenho animado, e saem voando num tapete mágico no meio do deserto da Índia, há mais de 1500 anos. Lá encontram Sessa, o brâmane inventor do jogo de xadrez, que está levando um presente para o rei. Retornam a sala de xadrez e acabam caindo numa partida "ao vivo", uma batalha entre dois reinos. A partida ali representada é a famosa "Jóia de Primeira Água", jogada em Paris em 1858, pelo americano Paul Morphy contra o Duque de Brunswick e o Conde Isouard. De volta à biblioteca, começam a jogar uma partida, onde um dos peões tem vida, e conversa com o Cauê durante o jogo, até chegar ao xeque-mate, que o leva de volta ao mundo encantado. É então chegada a hora de fechar a biblioteca ...

Casa Blanca - Bogart e o Xadrez em Casablanca
Casablanca a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris. - Um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, Casablanca, encontra-se intimamente relacionado com o xadrez.
Em uma das cenas mais importantes do filme, o ator principal - Humphrey Bogart - aparece diante de um tabuleiro de xadrez, ou bem jogando, ou bem analisando uma determinada posição.





O XADREZ NA 7ª ARTE:

























COMO SE JOGA?

O Xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro de xadrez, com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos. Cada peça move-se de forma distinta. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Os jogos não terminam necessariamente com o xeque-mate – os jogadores com certa frequência desistem se acreditam que irão perder. Além disso, existem várias formas de um jogo terminar em um empate. 
Além do movimento básico das peças, as regras também governam o equipamento usado, o controle de tempo, a conduta e ética dos jogadores, acomodações para jogadores com necessidades especiais, o registro dos lances usando notação de xadrez, bem como procedimentos para lidar com irregularidades que porventura ocorram durante uma partida. 
Objetivo do xadrez 
O objetivo do jogo é dar xeque-mate ao Rei adversário, ou seja, colocando-o sob ameaça de captura (xeque), sem que ele tenha como escapar. Para isto, cada jogador conta com 16 peças, sendo: 
*1 Rei *1 Dama *2 Bispos *2 Cavalos *2 Torres *8 Peões 

OS MOVIMENTOS DE CADA UMA DAS 6 TIPOS DE PEÇAS DO XADREZ 
Todas as peças (com exceção do Cavalo), independente de quantas casas andem, têm seu raio de ação limitado pelas outras peças, amigas ou inimigas. Caso uma peça amiga esteja em seu caminho, ela não poderá parar na casa desta peça amiga, ou em qualquer outra casa que, para chegar nela, deve passar pela casa ocupada. No caso de uma peça inimiga, ainda não é permitido chegar em uma casa passando pela casa ocupada, porém, é possível capturar a peça adversária, removendo-a de jogo e posicionando a peça captora na casa que a peça inimiga ocupava. 

Torre 
A torre se movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se mover pelas diagonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas colunas e linhas, porém, apenas em um sentido em cada jogada. 
Bispo 
O bispo se movimenta nas direções diagonais, não podendo se mover pelas ortogonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas diagonais, porém, apenas em um sentido em cada jogada. 
Dama (Rainha) 
A Dama (Rainha) pode movimentar-se quantas casas queira, na diagonal, na vertical ou na horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada. 
O Rei 
Pode mover-se em todas as direções, mas limitado a uma só casa. O Rei pode fazer roque com a torre desde que: 
- nenhuma das duas peças tenha sido movimentada; 
- não haja nenhuma peça entre o rei e a torre, e 
- nenhuma das casas pelas quais o rei irá passar ou ficar esteja sob ataque. 
Somente assim podendo ser feito o roque. 
O rei também pode capturar qualquer peça adversária, com exceção do rei adversário. Um rei deverá manter distância de duas casas do outro rei, se não será considerado um lance irregular. 
Peão 
O peão é a única peça do xadrez que nunca retrocede. Portanto, quando se encontra na segunda fila [a2-h2 das brancas, a7-h7 das pretas] sempre estará para fazer o seu primeiro movimento. Nesse caso ele pode "escolher" entre "andar" uma ou duas casas na mesma coluna. Passou da segunda fila, não mais pode se deslocar duas casas, mesmo que não o tenha feito antes. No entanto, quando vai capturar uma peça, seu movimento é diferente: ele desloca-se na diagonal, andando apenas uma casa, sempre para frente. O peão não pode capturar para trás, e não captura peças que obstruam o seu caminho. Assim, qualquer peça (inclusive um outro peão), pode parar a marcha de um peão. 
Uma vez que um peão não anda para trás, caso ele alcance a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) o jogador deve promover seu peão, transformando-o em uma rainha ou sub-promover seu peão na proxima jogada transformando-o numa torre, num cavalo ou num bispo. O peão pode se transformar em qualquer das quatro peças, mesmo que haja outras em jogo. É possível, então, possuir duas ou mais damas, três ou mais torres, ou situações semelhantes. 
Cavalo 
O movimento do cavalo corresponde ao movimento em "círculo". Círculo este que corresponde ao movimento octogonal permitido pelo quadriculado do tabuleiro. Ele pode andar em "forma de L", ou seja, anda duas casas em linha reta e depois uma casa para o lado. Ao colocar uma peça em cada posição disponível do movimento do Cavalo, você verá que elas formam um círculo no tabuleiro. O Cavalo goza de uma liberdade especial em seu movimento, podendo pular qualquer peça, inclusive as do adversário. Captura as peças adversárias que estejam em sua casa de chegada, mas não pode ir para uma casa ocupada por uma peça amiga.

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