sexta-feira, outubro 21, 2011

O FUTEBOL AMERICANO E O CINEMA.

Recentemente comecei a curtir um esporte que não tinha o menor interesse, muito menos na telona, Futebol Americano. Achava muito entediante ver aqueles caras parados, correndo um pra cima do outro, caindo, se batendo, e toda aquela brutalidade masculina. Aos poucos foram surgindo filmes que me deram um perspectiva melhor desse esporte e passei a assistir algumas partida ao vivo no estádio Murilão em Messejana. De cara, quando fui assistir o primeiro jogo, não entendia m.... nenhuma, mas deixa pra lá, o importante é que tinha uma geladinha do meu lado e bons amigos pra bater um papo. Agora, depois de alguns eventos futebolísticos e muita cerveja, já estou um pouco mais afiado.

ABAIXO ALGUNS FILMES QUE FALAM SOBRE FUTEBOL AMERICANO, QUE APROVEI.


UM DOMINGO QUALQUER - Um íntimo olhar sobre os bastidores do futebol americano, passando desde os jogadores até os treinadores, a mídia e os donos de times que controlam o jogo como um grande negócio que lucra milhões de dólares todo ano.

O AMOR NÃO TEM REGRAS - Dodge Connoly comanda um desajeitado time de futebol americano. Depois de perder o patrocínio, o veterano jogador convence um jovem estudante a fazer parte do elenco.

UM SONHO POSSIVEL - O adolescente Michael Oher sobrevive sozinho, vivendo como um sem-teto, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy e passa a ser ajudado por ela se tornando um grande jogador de futebol americano.

JERRY MAGUIRE - A GRANDE VIRADA - Jerry Maguire é um agente esportivo que certa noite escreve uma declaração sugerindo que os agentes de esportes tenham menos clientes e sejam mais humanos para com eles.

E POR FIM VAMOS ENTENDER COMO FUNCIONA ESSE FUTEBOL AMERICANO.

O futebol americano é um esporte único. Tanto quanto marcar pontos no jogo se tenta ganhar território. Quando dois times entram em campo, começa a batalha para ganhar cada centímetro do território adversário. Cada time precisa defender o campo atrás dele e invadir o outro à sua frente. Basicamente, cada um quer ganhar terreno suficiente para que possa marcar um "touchdown"(jogada de seis pontos em que a bola é conduzida até o solo atrás da linha do gol do adversário) ou "field goal" (lance de três pontos no qual a bola passa sobre a barra horizontal e entre os postes da trave).

Regras de campo 
O futebol americano é um jogo de polegadas jogadas em um campo medido em jardas. As medidas inglesas são usadas para marcar os movimentos em campo. O sucesso do time é baseado em quantas jardas os jogadores acumulam ou cedem. Um campo oficial de futebol americano da Liga de Futebol Americano (NFL) (em inglês) é um retângulo que tem 110 metros (120 jardas) de comprimento e 49 metros (53 jardas e 1 pé) de largura. A maioria dos campos é coberta por grama e instalado em um estádio ao ar livre. Nos estádios cobertos, os campos são feitos com grama artificial.

A peça principal do equipamento de um jogo de futebol americano é a bola. A bola consiste em uma bexiga de poliuretano inflada revestida de couro de vaca e uma rede de corda. A rede de corda é uma linha de algodão revestida de vinil. O couro é costurado internamente no forro com um fio triplo sintético para proteger a bexiga e ajudar a bola de futebol a manter seu formato alongado diferente. Uma válvula conectada à bexiga se projeta para fora através do couro para permitir que o ar seja bombeado para a bola.
Com o equipamento identificado e o campo definido, agora podemos jogar. Um jogo da NFL é dividido em quatro tempos com um intervalo maior entre o segundo e o terceiro tempos. Cada tempo tem 15 minutos de duração. Se os times terminarem empatados após os quatro tempos, eles jogam uma prorrogação de 15 minutos. Na prorrogação, o primeiro time que marcar, vence.

Embora o jogo possa ser jogado em até uma hora, geralmente ele dura de três a quatro horas. As equipes podem parar o relógio saindo das linhas do campo, atirando um passo incompleto ou pedindo tempo (são permitidas três solicitações por tempo). O cronômetro também pára durante os dois minutos de advertência observados no final do segundo e quarto tempos.

Quem é quem
Uma escalação da NFL não permite mais de 53 jogadores em uma equipe. São permitidos apenas 11 jogadores por equipe de cada vez em campo. Para entender uma escalação da NFL, é preciso identificar as três equipes dentro de um time: o ataque, a defesa e os times especiais. Cada um desses três grupos tem posições e habilidades específicas. Vamos ver cada uma delas.

Ataque
O ataque da equipe é responsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário. Para fazer isso, o atacante joga a bola para outro jogador ou segura a bola e corre para a frente.
Aqui estão as posições básicas do ataque.
•Quarterback (QB). •Linha de ataque. •Center (C). •Guards (LG/RG). •Tackles (LT/RT). •Receivers. •Running backs.

Defesa
Quando uma equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa vários métodos para evitar que o ataque da outra equipe marque. Os jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. A defesa também tenta tirar a bola do ataque.
Agora conheceremos as posições básicas da defesa.
•Linha de defesa. •Ends (LE/RE). •Nose tackle (NT). •Tackle (LDT/RDT). •Linebackers. •Cornerbacks (CB). •Safeties.

Equipes especiais
Se a equipe deve chutar a bola, ela usa a unidade especial do time. Essa unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.
•Placekicker. •Punter. •Returner.

Movendo a bola
Um jogo de futebol americano começa jogando-se uma moeda para decidir qual equipe dará o chute inicial. A partir do chute inicial, as duas equipes começam uma batalha pela posse da bola. Posse significa que a unidade de ataque do time está com a bola. Um time pode tomar a posse de bola de várias maneiras, as quais você conhecerá abaixo.
Recebendo um chute inicial: uma equipe recebe um chute inicial no começo de cada tempo e após o gol da outra equipe.
Rotação: uma equipe recupera a bola jogada pela outra equipe (que a deixou escapar) ou pega a bola jogada pelo quarterback da outra equipe (interceptação).
Segurança: um jogador é bloqueado em sua própria zona final, significando que a zona final de sua equipe está na defesa e que a outra equipe tem o direito a um chute livre.
Chute a bola no ar: a equipe defensiva impede que a equipe atacante atinja os nove metros (dez jardas) em três descidas, e a equipe atacante chuta a bola livremente, ou chuta no ar, para a outra equipe na terceira descida.
Rotação nas descidas: a equipe atacante falha no avanço com a bola nos nove metros (dez jardas) em quatro descidas e tem de entregar a bola à outra equipe.

Encontrando a zona final
Todo esse empurra-empurra para mover uma bola revestida de couro de vaca tem um propósito: mover a bola para trás da linha de gol do adversário para marcar um touchdown.
Aqui estão todas as formas de marcar pontos e como muitos pontos são distribuídos:

MÉTODO: Touchdown (TD)                
DESCRIÇÃO: Uma bola é carregada para dentro da zona final do adversário ou pega na zona final. 
PONTOS: 6 pontos

MÉTODO: Ponto extra                      
DESCRIÇÃO: Uma bola é chutada através das traves do gol do adversário após um touchdown.
PONTO: 1 ponto

MÉTODO: Conversão de ponto duplo
DESCRIÇÃO: Uma bola é carregada para dentro da zona final do adversário ou pega na zona final, após touchdown.
PONTOS: 2 pontos

MÉTODO: Gol de Campo
DESCRIÇÃO: Uma bola é chutada através das traves do gol do adversário.
PONTOS: 3 pontos

MÉTODO: Safety
DESCRIÇÃO: Um jogador bloqueia um jogador adversário na própria zona final dele.
PONTOS: 2 pontos
Após marcar um gol de campo ou touchdown e completar um ponto extra ou tentar uma conversão de ponto duplo, uma equipe deve chutar a bola para a equipe adversária. A única exceção é o safety. Uma equipe que marca um safety ganha a bola em um chute livre.

Juízes
Um jogo de futebol americano consiste em três equipes, sendo a terceira a equipe de juízes.
•Juiz •Árbitro •Bandeirinha-chefe •Juiz de linha •Juiz de campo •Juiz de Lateral •Juiz de Apoio

Nenhum comentário: