sexta-feira, junho 10, 2011

Making-of "AVATAR"

1 -Em dezembro de 2005, a seleção de elenco para o principal papel feminino foi divulgada pelo site de Mali Finn, especialista em seleções. Erroneamente, a seleção se referia a Battle Angel, que deve ser o próximo trabalho de Cameron.
2 -Fazia 23 anos que Sigourney Weaver não aparecia em um filme de Cameron. A última vez em que os dois trabalharam juntos foi em Aliens, O Retorno, de 1986.
3 -Michael Biehn foi especulado para o papel do Coronel Quaritch. Ele chegou a assistir a algumas cenas em 3D e se encontrou com James Cameron três vezes. No final, o diretor preferiu não selecioná-lo, para que as pessoas não pensassem que se tratasse de um novo Aliens, O Retorno, uma vez que Sigourney Weaver já estava no elenco.
4 -Dra. Grace, personagem de Weaver, também é uma persona de James Cameron. "Brinco com ele dizendo que o Cameron que interpretei é brilhante, idealista e perfeccionista e que, no fundo, também tem um grande coração. Também posso dizer que, de certa forma, o conduzi".
5 -James Cameron tentou realizar Avatar em 1999, logo após Titanic. No entanto, os efeitos especiais que ele queria usar na época estavam orçados em aproximadamente 400 milhões de dólares, quantia que nenhum estúdio estava disposto a bancar na época. Por causa disso, o projeto ficou na gaveta por quase uma década.



6 -40% do filme é ao vivo, enquanto 60% foi realizado em computação gráfica. Nesta última parte, a técnica motion capture foi bastante utilizada.
7 -Ao assistir O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e observar o personagem Gollum, Cameron se convenceu de que os efeitos de computação gráfica haviam evoluído o suficiente para desenvolver Avatar.
8 -Para ajudar os atores a se prepararem para seus papéis, James Cameron os levou para o Havaí, onde eles fizeram trekkings pelas florestas e selvas, viveram como tribos e aprenderam a construir fogueiras, caçar e afins. O objetivo desta viagem foi dar aos atores uma noção de como seria viver em um lugar como Pandora, uma vez que os sets de filmagens não os ajudariam nesse sentido. Durante estas expedições, que aconteciam durante os dias, Zoe Saldana vestia um rabo, para ser fiel à sua personagem.
9 -Avatar é considerado o filme mais caro de todos os tempos.
10 -Os Avatars possuem sobrancelhas e cinco dedos nos pés e mãos, enquanto os Na`vi não tem sobrancelhas e possuem quatro dedos em cada pé e mão. Os Avatars também possuem braços e peitorais mais largos, o que dá a impressão de serem mais musculosos.
11 -Na maior parte da aparição da Dra. Grace, papel de Sigourney Weaver, seu avatar veste uma camiseta da Stanford, faculdade onde estudou nos anos 70.
12 -As criaturas em forma de espirais que Jake encontra no início do filme são versões gigantescas das Poliquetas árvore-de-natal, espécie marinha invertebrada que costuma ser mantida em aquários.
13 -A língua dos Na`vi foi desenvolvida pelo linguista Paul R. Frommer, contratado pelo diretor para montar um vocabulário que fosse facilmente pronunciável, mas que não fosse influenciado pelas línguas já existentes. Cerca de 1000 palavras foram criadas.
14 -Várias locações do filme foram comparadas com as telas do pintor surrealista Roger Dean, especialmente Floating Islands e Arches, apesar dele não ser mencionado.
15 -Na cena em que Jake grava seu videolog, é possível saber que o ano é 2154. Está é a única menção de data no filme.
16 -Em coreano, o termo Na`vi se pronuncia "nabi", que por acaso significa borboleta.
17 -Primeiro filme no qual WETA e ILM, efeitos especiais de grande porte, foram utilizados simultaneamente.
18 -Quando Jake está pronto para escolher uma parceira, Neytiri começa a lhe contar sobre as mulheres da tribo, a começar por Ninnet, que ela descreve como "uma grande cantora". Uma das cantoras mais populares de Israel tem esse mesmo nome.
19 -Matt Damon e Jake Gyllenhaal eram as primeiras escolhas do estúdio para interpretar Jake Sully, mas Cameron preferiu escalar o então desconhecido Sam Worthington para o papel.
20 -De acordo com James Cameron, os Na´vi são azuis pois essa cor cria um paralelo conceitual com as descrições tradicionais de Deus pelos hindus, tais como o Vishnu, Shiva, Rama e Krishna, e também porque ele gosta da cor.
(F.L.)

Nenhum comentário: