quinta-feira, abril 07, 2011

Como eram feitas as antigas animações

Hoje em dia, não é segredo algum que muitas das animações com as quais temos contato no cinema e na televisão são feitas inteiramente através de computação gráfica, sejam elas apresentadas em três dimensões ou apenas duas. Mas como essas animações eram feitas em épocas nas quais apenas se sonhava (ou talvez nem mesmo isso) com computadores?

A Walt Disney Pictures, fundada em 1923, é um exemplo de um grande estúdio que iniciou suas operações muito antes do advento de mesas digitalizadoras e elaborados softwares capazes de dar vida a personagens e cenários quase instantaneamente. Naquela época, cabia a talentosos desenhistas e técnicos criar mundos inteiros, como os vistos em Branca de Neve e os Sete Anões e Alice No País das Maravilhas.

Esses profissionais valiam-se apenas de papel, lápis, pincel e tinta para tornar real tudo aquilo que antes só existia em suas mentes e, utilizando com maestria os recursos disponíveis, foram capazes de encantar crianças e adultos por muitos anos, até que seus ofícios foram transformados pelo avanço da tecnologia.

O Filme que promoveu um resgate da atividade desses pioneiros da indústria do entretenimento infantil, através de um vídeo que explora os bastidores da criação do primeiro longa-metragem de animação feito pela Walt Disney Pictures: Branca de Neve e os Sete Anões.

Durante os oito minutos de vídeo, podemos ver desde o processo de criação da história até o momento em que personagens e cenários feitos em folhas de papel e celuloide são levados às telonas. Confira abaixo a maneira "old school" de dar vida a mundos inteiros repletos de fantasia, príncipes e bruxas más (em inglês):

Fonte: Cinema em Cena

Um comentário:

Samuel Ramo disse...

amigo gostei desta matéria muito boa mesmo, eu gostaria de saber se tenho sua permissão para usar um pequeno trecho (citando o blog de onde retirei obviamente)em minha pesquisa escolar que é sobre o desenvolvimento da computação gráfica,sou grato desde já e aguardo sua resposta.