sexta-feira, janeiro 14, 2011

Eu Matei a Minha Mãe - J'ai Tué Ma Mère


Direção: Xavier Dolan
País: Canada/França
Ano: 2009
Genero: Drama
Duração: 95min
Elenco: Anne Dorval, Xavier Dolan, François Arnaud, Suzanne Clément, Patricia Tulasne, Niels Schneider, Monique Spaziani, Pierre Chagnon, Emile Mailhot, Pascale Audrey, Laurent-Christophe De Ruelle, Mariflore Véronneau, Manuel Tadros, Johanne-Marie Tremblay, Hugolin Chevrette-Landesque

Sinopse: I killed my mother (“Eu matei a minha mãe”, em tradução livre). Pelo título provocativo, e também pelo tom semiautobiográfico, este filme não pode passar despercebido. Conta a vida de Hubert (interpretado pelo próprio diretor), um adolescente de 16 anos de idade que mora com sua tão-odiada mãe. O frágil período da adolescência colabora para a falta de comunicação entre eles, já que cada um parece vindo de um mundo diferente. Muitos dos atritos são gerados também pela homossexualidade de Hubert, que ele canaliza através de sua sensibilidade artística. O filme, excepcionalmente criativo, se apresenta como um manifesto, um tributo aos caminhos difíceis da adolescência. Numa série de sequências em preto-e-branco, Dolan relata suas emoções turbulentas. No entanto, há muito mais amor do que pode se pensar. As cenas filmadas em Super 8, representando as memórias e os desejos do personagem, ilustram a batalha interior de uma criança que tenta se separar de sua mãe e, eventualmente, amadurecer. Esta tentativa de “enterrar a infância”, como o diretor prefere chamá-la, faz de I killed my mother um título opcional, que também poderia ser trocado por I killed my son (“eu matei o meu filho”). Aliás, se alguém está imaginando como sua própria mãe se sente em relação ao projeto, o diretor surpreende ao confessar que, mesmo que ela ainda não o tenha visto, o filme serviu de experiência para reatar os laços entre os dois.

FOTOS





TRAILER

Nenhum comentário: