Abaixo a relação dos ganhadores da 83ª cerimônia do oscar que se realizou ontem a noite sem muitas surpresas. Bom foi ver James Franco e Anne Hathaway tomando de conta da festa, estavam ótimos apesar do nervosismo aparente. Enfim, meu favorito "Cisne Negro" não ganhou melhor filme, mas "O Discurso do Rei", mereceu o prêmio.
Melhor direção de arte "Alice no País das Maravilhas"
Melhor fotografia "A Origem"
Melhor atriz coadjuvante Melissa Leo – “O Vencedor”
Melhor curta-metragem de animação "The Lost Thing", de Shaun Tan, Andrew Ruheman
Melhor longa-metragem de animação "Toy Story 3"
Melhor roteiro adaptado “A Rede Social”
Melhor roteiro original “O Discurso do Rei”
Melhor filme de língua estrangeira "In a Better World" (Dinamarca)
Melhor ator coadjuvante Christian Bale, em “O Vencedor”
Melhor trilha sonora original "A Rede Social" - Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor mixagem de som "A Origem"
Melhor edição de som "A Origem"
Melhor maquiagem "O Lobisomem"
Melhor figurino "Alice no País das Maravilhas"
Melhor documentário em curta-metragem "Strangers no More"
Melhor curta-metragem "God of Love"
Melhor documentário (longa-metragem) "Inside Job"
Melhores efeitos visuais "A Origem"
Melhor edição "A Rede Social"
Melhor canção original "We Belong Together", de "Toy Story 3"
Na contagem regressiva para a entrega do oscar 2011, disponibilizei sinopse e trailler dos indicados ao prêmio de melhor filme.
Cisne Negro
Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Bárbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis).
O Vencedor
1993. Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar de lado a influência familiar e tratar sua carreira de forma mais profissional.
A Origem
Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard), sua esposa. Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a idéia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.
O Discurso do Rei
Desde os 4 anos George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um "terapeuta de fala" que possui um método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira auto-confiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).
A Rede Social
Em uma noite de outono de 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, senta em frente a seu computador e começa a trabalhar em uma nova idéia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg torna-se o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
Minhas Mães e meu Pai
Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal homossexual Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as "mães" soubessem. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece, tudo muda, já que logo ele passa a fazer parte do cotidiano da família.
Toy Story 3
Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela os leva a uma creche com diversos brinquedos, entre eles a Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.
127 Horas
Em maio de 2003, o alpinista Aron Ralston (James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão, relatados em um livro. Baseado em fatos reais.
Bravura Indômita
O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.
Inverno da Alma
Aos 17 anos de idade, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai.
Esse final de semana estive na Bahia e entrando novamente nesse clima maravilhoso da minha segunda cidade, lembrei desse filme muito divertido filmado na área histórica de Salvador "O Pelourinho". O filme acompanha a vida dos moradores de um cortiço nesse lugar maravilhoso, no último dia de carnaval. Passando por muitas necessidades financeiras e a vontade de aproveitar a festa de carnaval conhecemos muitos personagens curiosos, divertidos e dramáticos. O filme é de 2007 e conta com um elenco bem baiano, encabeçado por Lázaro Ramos no papel de Roque. O filme deu origem a uma série que foi exibida pela globo.